Sobre Links de Download

1. Esse NÃO é um blog de downloads.

2. O foco do blog são os TEXTOS.

3. Ocasionais links para download de filmes, livros ou quadrinhos são apenas uma CORTESIA, dada a raridade de algumas obras tratadas nos textos, NÃO UMA OBRIGAÇÃO.

4. Todo e qualquer comentário que se refira apenas aos links de download será ignorado (seja no blog, no instagram ou qualquer outro meio).

5. NÃO RESPONDEREI PEDIDOS DE LINKS DE DOWNLOAD EM NENHUMA CIRCUNSTÂNCIA.

6. Nenhum desses tópicos está aberto a debate.


Aos que estão interessados em entender melhor meus motivos antes de simplesmente me taxar como chato, seguem aqui algumas explicações:

Hesitei muito em escrever sobre isso porque sabia que soaria grosso para uma parte dos meus visitantes que não necessariamente têm alguma familiaridade com as dinâmicas do universo do compartilhamento online, mas devido a alguns acontecimentos recentes achei melhor deixar clara minha posição para futuras referências, especialmente para os visitantes que são de fato meus leitores.

Eu sou sim um compartilhador, tenho uma conta no OpenSubtitles onde posto as legendas que traduzo, ripo ou corrijo para filmes raros de horror old school, mas não faço essas legendas com o objetivo primário de compartilhar, faço para meu próprio uso pessoal, porque se eu mesmo não fizer pode acontecer de demorar anos até que outra pessoa resolva fazer. E uma vez tendo feito uma legenda, não vejo porque não disponibilizar na rede para outros interessados. Na época do saudoso Minhateca, eu mantinha um backup da minha coleção inteira de cinema liberado para download porque era muito fácil, tranquilo e, acima de tudo, gratuito fazer isso lá. Com o fim do site parei com esse tipo de coisa porque nunca mais apareceu outro serviço que permitisse essa mesma facilidade, compartilhar sem dor de cabeça. E, não, não estou disposto a ter dor de cabeça apenas para manter links de download online, por mais favorável que eu seja a essa prática.

Porém, o "Reminiscências de um Lorde Velho" é outra coisa. O objetivo desse blog sempre foi servir de veículo para meus textos, ideias e reflexões. Acima de tudo, um blog para quem gosta de ler, feito por alguém que gosta muito de escrever, um tanto na contramão da tendência atual da internet de multiplicação de youtubers e podcasts. Não porque eu tenha qualquer coisa contra áudio e vídeo, apenas porque a escrita sempre foi o meu veículo natural, com o qual tenho mais desenvoltura. Em suma, a princípio o blog não tem nada a ver com minhas atividades de compartilhamento, exceto pela temática em comum.

O blogueiro e o compartilhador só se cruzam mesmo quando o tópico sobre o qual escrevo é tão raro, tão difícil de achar, que acabo receando estar escrevendo só pra mim mesmo. Quando o tema é algo como as Ghost Stories for Christmas ou a série Supernatural de 1977, me parece fazer sentido dar uma facilitada para que meus leitores ao menos tenham como conferir do que estou falando. Daí eu disponibilizar links para download desse tipo de material.

Mas mesmo nesses casos, não me interessa em nada o visitante que pula direto para o link de download e não lê uma palavra do que escrevi. E é particularmente irritante quando me deparo com uma dezena de comentários que sequer dialogam com o texto, apenas se queixam de dificuldades pra baixar os arquivos (quase sempre por falta de atenção/leitura) ou avisam que os links estão quebrados (algo desnecessário porque estou sempre testando e repondo os links no meu próprio tempo). Pra ser bem sincero, até comentários que apenas agradecem os links são brochantes. Prefiro não ter comentário algum, até porque os verdadeiros leitores nem sempre sentem necessidade de deixar comentários.

E, no fim, tudo se resume a isso: o foco do blog é atrair leitores! Por isso minha insistência em reiterar continuamente que esse NÃO é um blog de downloads, porque se o estigma de "blog de download" colar, junto vem toda uma dinâmica de visitantes que simplesmente não me interessa. Uma dinâmica que, pra quem não sabe, inclui grandes quantidades de visitantes que parecem esquecer que compartilhamento é uma atividade voluntária não remunerada e se vêem no direito de reclamar, fazer pedidos de filmes específicos, muitas vezes até exigir isso ou aquilo (dêem uma olhada nas sessões de comentários de blogs que são de fato especializados em downloads e vão perceber a quantidade de comentários simplesmente agressivos e desagradáveis e, via de regra, os compartilhadores donos desses blogs acabam se tornando meio grossos e estúpidos também de tanto lidar com esse tipo de coisa (o que entendo perfeitamente e não julgo de forma alguma).

Não tenho dúvidas de que se esse fosse um "blog de downloads" as visitas aumentariam, os  comentários também, as curtidas em redes sociais também, mas os leitores não. E aí o próprio sentido de manter o blog online se vai. Por isso achei conveniente postar essa página esclarecendo de uma vez por todas minha postura em relação a tudo isso, tanto para os visitantes que só estão atrás de links para baixar quanto para os verdadeiros leitores do blog, provavelmente os únicos que chegarão até o fim desse texto e, espero, entenderão meus motivos. É isso.