sábado, 1 de agosto de 2020

Não conte a NINGUÉM o final!


"Qual a verdadeira identidade do personagem de Robert De Niro em Coração Satânico?" soltou o apresentador de um daqueles típicos programas de pergunta e resposta da TV aberta em algum ponto de 1987. Segundos antes (num lapso de consciência, talvez) o sujeito já admitia: "Essa pergunta vai estragar o final do filme, mas vamos lá!"

Foi tudo muito rápido. Antes que eu tivesse tempo de pensar o candidato gritou a resposta e o apresentador tachou: "Correta!" E lá se foi minha chance de saborear plenamente um dos melhores Horror Noir do século passado.😱

Se você já assistiu a esse célebre murder mystery ocultista do falecido Alan Parker certamente deve imaginar o tamanho da minha frustração. Se não, bom, digamos que no trailer brasileiro, quando Mickey Rourke corria desesperado por um beco escuro, a voz solene do narrador nos fazia um único e categórico pedido: NÃO CONTE A NINGUÉM O FINAL!

Pois é...😒

Ao menos a identidade do enigmático Louis Cyphre não era a única surpresa do desfecho (nem a mais impactante), mas não dá pra negar que minha experiência de assistir Angel Heart pela primeira vez acabou sendo um tanto maculada. Claro que, como todo mistério bem construído, o filme funciona lindamente mesmo pra quem já sabe como termina, com sua peculiar atmosfera meio Film Noir, meio Satanic Horror (que poucos anos depois inspiraria as HQs de John Constantine da DC Vertigo) e as performances antológicas de Lisa Bonet e Charlotte Rampling.

Mas conferir a forma minuciosa com que o roteiro de Parker costura cada peça do romance de William Hjortsberg numa tapeçaria fina e impecável é o tipo de apreciação que deveria ser reservada para quando se assiste o filme pela SEGUNDA vez. O prazer de DESVENDAR o mistério JUNTO com o protagonista, esse sim me foi definitivamente negado quando aquele apresentador (como tantos usuários de rede social hoje em dia) decidiu que não era nada de mais soltar spoilers num veículo de comunicação de massa.

Enfim, tanta mazela e falta de empatia no mundo e a gente reclamando porque contaram o final de um filme, né? Bom, até entendo quem pensa assim... só não consigo deixar de pensar nisso em termos de MAIS UMA pequena falta de empatia...



Nenhum comentário:

Postar um comentário