terça-feira, 10 de dezembro de 2019

A Beleza do Horror...


De vez em quando alguém me pergunta, "afinal, o que te atrai tanto no horror?" Costumo responder sem hesitação: "a beleza".

Symptoms (1974), de José Ramón Larraz, é um dos filmes que mais me ajudam a demonstrar o que quero dizer. Observem as imagens... assistam ao trailer abaixo... é apenas uma amostra. É quase como se cada frame dessa jóia do cinema gótico britânico tivesse sido cuidadosamente lapidado para ser o mais deslumbrante possível.

Não uma beleza qualquer, vejam bem, mas do tipo que aperta o coração e rasga a alma, nos colocando numa espécie de "estado de graça" de morbidez melancólica. A beleza do horror gótico, expressa em cada elemento da mise-en-scène e da fotografia, nos tragando para o familiar microcosmo da velha casa isolada no bosque, repleta de memórias, onde Angela Pleasence (a fantasmagórica filha do lendário Donald Pleasence) e Lorna Heilbron se refugiam em busca de diferentes formas de cura, isolando-se do mundo juntas, exceto pela sorrateira presença do sinistro caseiro vivido de Peter Vaughan, que parece saber... algum segredo.

Timidamente, nos sentamos ao lado delas na sala sombria e aconchegante, sob o tremeluzir da lareira, e nos deixamos perder entre insinuações de veladas profundezas íntimas e lampejos perturbadores do passado. Haveria fantasmas conosco? Uma terceira mulher, talvez, cujo retrato nos encara da mesinha de centro e cujos passos mortos ainda se fazem ouvir ecoando do sótão? Ou será que as visitas noturnas são apenas a manifestação dos desejos reprimidos de uma mulher convalescendo de um colapso mental?

Alucinação ou sobrenatural? Os verdadeiros iniciados nas sutilezas da tradição gótica sabem que a pergunta sequer faz sentido e o diretor espanhol é sábio o bastante para não nos fornecer mais do que fragmentos da história, nos deixando a tarefa de monta-los se acharmos necessário, preservando assim seu mistério... e sua beleza.

E pensar que essa maravilha foi considerada um filme perdido até recentemente, quando os negativos originais foram recuperados e uma remasterização enfim se tornou possível.🙏

Evidente que nem toda produção de horror está interessada nesse tipo de beleza, mas se você acha que Symptoms é só uma exceção, devo dizer que ainda há muita coisa que você precisa conhecer sobre o gênero.😉



2 comentários:

  1. Lorde, eu fico imaginando de onde tu tira toda essa maravilha. Só pode ser da tua cartola!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Mais garantido tirar da internet mesmo. Nunca se sabe onde um clique em um link pode nos levar. ;)

      Excluir