sábado, 16 de novembro de 2019

Ju-On AKA The Grudge: Uma Única e Longa História...


Aproveitando a deixa do tal novo remake americano, vou esclarecer aqui, de forma bem didática, qual é a CRONOLOGIA CORRETA para assistir Ju-On AKA The Grudge, de Takashi Shimizu, talvez a mais assustadora (afinal bota medo até em mim) franquia de JHorror já produzida:

- A SÉRIE ORIGINAL JAPONESA COMPLETA é composta por DOIS CURTA METRAGENS (1998), DOIS FILMES FEITOS PARA TV (2000) e DOIS FILMES DE CINEMA (2002 e 2003). Todos escritos e dirigidos por Shimizu.

- Ao contrário do que se costuma divulgar, o filme "Ju-On", de 2002 (lançado em DVD no Brasil como uma obra independente), NÃO É UM REMAKE do "Ju-On" feito para TV em 2000. Na verdade é uma CONTINUAÇÃO! Os dois curtas e os quatro filmes formam UMA ÚNICA E LONGA HISTÓRIA. Até dá pra assistir cada parte individualmente, mas você só "entende" o quadro completo vendo TODOS em sequência.

- Assim, a ORDEM CORRETA pra assistir a história COMPLETA é:
1) "Katasumi" AKA "In a Corner" (Curta, 1998)
2) "4444444444" (Curta, 1998)
3) "Ju-On" AKA "Ju-On - The Curse" (Telefilme, 2000)
4) "Ju-On 2" AKA "Ju-On - The Curse 2" (Telefilme, 2000)
5) "Ju-On" AKA "Ju-on: The Grudge" (Cinema, 2002)
6) "Ju-On 2" AKA "Ju-on: The Grudge 2" (Cinema, 2003)

- O filme de 2003 FINALIZA a história (na minha opinião, de forma excelente).

- Em 2009, celebrando os dez anos da franquia, foram lançados "Ju-On - White Ghost" e "Ju-On - Black Ghost", que contam DUAS HISTÓRIAS NOVAS E INDEPENDENTES, tanto entre si quanto da série original. Cada filme tem apenas uma hora e, no geral, podem ser considerados bem sucedidos (Shimizu foi apenas produtor, foi sua última participação na franquia).

- Em 2014 e 2015 saem "Ju-on: The Beginning of the End" e "Ju-on: The Final Curse", os primeiros FRACASSOS da franquia. Os fantasmas da série original voltam, porém interpretados por outros atores e numa versão diferente da história (ainda que as melhores cenas dos originais sejam repetidas, aparentemente como "homenagem").

- Sim, por alguma razão, os filmes da franquia SEMPRE saem aos PARES, até mesmo os remakes hollywoodianos (só The Grudge e The Grudge 2 foram dirigidos por Shimizu, o terceiro é um troço a parte, puramente americano).

- O que? "Sadako VS Kayako"? Não sei, não vi, não verei, tenho raiva de quem viu. 😝


Nenhum comentário:

Postar um comentário