quinta-feira, 26 de setembro de 2019

Só não seja bege...


Há duas formas de um filme ser ruim (vale pra qualquer outra arte, teatro, literatura, plásticas, mas fiquemos no cinema pra simplificar).

A primeira forma eu chamo simplesmente de "mediocridade". É o filme que sequer tenta. Sabe aquele terrorzinho que coloca cada jumpscare e careta de CGI exatamente onde se espera? Ou aquele filme de ação que chacoalha a câmera 90% do tempo? Ou aquela comédia romântica? Esse tipo de coisa. Filmes bege. Que até cumprem o que prometem... mas só. Tecnicamente podem ser impecáveis, fazer sucesso, ter boas críticas, até ganhar Oscars! E, décadas depois, você vê uma retrospectiva e pensa: "porra, nem lembrava que isso existia".

Pois é... nem lembrava.

Agora, o segundo tipo de filme ruim é bem mais interessante. São filmes que erram, sim, mas com convicção. Filmes que ousam chutar o balde, se arriscar, quebrar regulamentos... e acabam fracassando miseravelmente! Seja porque o balde foi chutado com força demais e tudo saiu dos trilhos, seja porque o orçamento não basta pra tanta ambição, seja porque os engravatados não entendem a proposta e sabotam, ou até mesmo porque o autor não é tão bom quanto acredita ser e não dá conta de realizar o que se propõe. As vezes tudo isso junto.

São filmes tortos, esquisitos, que tomam rumos absurdos e injustificáveis por qualquer lógica artística ou mercadológica. Te fazem coçar a cabeça e soltar um "WTF?! Que porra é essa?" e você sai da sessão indignado, odiando aquela merda... mas sai mexido. Algo acontece. Pode até ser raiva, pode até ser intragável... mas não é bege.

E, anos depois, quando comenta com os amigos "meu, foi a pior merda que vi na vida", acaba se dando conta de que nunca esqueceu aquela merda.😉

Eu poderia dar trocentos exemplos, mas basta um, talvez o mais célebre desastre da história do cinema de horror, o famigerado O Exorcista II: O Herege de John Boorman. É ruim sim, jamais tentarei convencer você do contrário... mas bege não é! É nonsense, bizarro, com imagens hipnotizantes e inesquecíveis que acabam me atraindo de volta quase tanto quanto o O Exorcista original, nem que seja só pra lembrar o quanto é ruim. Mas o tipo de fracasso que é possível amar.🤗



Nenhum comentário:

Postar um comentário