quarta-feira, 15 de janeiro de 2020

O Mais Clássico dos Spoilers...


Se você acha que "Luke, eu sou seu pai" é o mais conhecido de todos os spoilers, então talvez te surpreenda saber que Robert Louis Stevenson só REVELA que Henry Jekyll e Edward Hyde são a MESMA PESSOA no ÚLTIMO CAPÍTULO de Dr. Jekyll and Mr. Hyde!😮

Consegue imaginar alguém lendo o livro pela primeira vez hoje em dia sem saber desse "pequeno detalhe"?😅

Pois é, já era assim na época das primeiras adaptações para teatro e cinema. Se restasse algum desavisado as divulgações logo dariam um jeito nisso, afinal qual o sentido de esconder o principal ponto de interesse da história?

Assim o enredo que acabou sendo padronizado para praticamente todas as versões começa no flashback do último capítulo e depois vai reorganizando os capítulos anteriores numa estrutura linear e muito mais direta, o que faz todo sentido. Pena que essa necessidade acabou tendo o efeito colateral de obliterar o verdadeiro protagonista da novela: o advogado John Utterson.

No livro, o velho Utterson é o nosso guia, o "ponto de vista" do leitor, que vai descobrindo pouco a pouco os "estranhos fatos do caso do Dr. Jekill e Mr. Hyde" até o grande "plot twist" do desfecho, uma função que se perde completamente nas adaptações. Via de regra, apenas cortam fora o personagem. Triste, mas no geral compreensível, afinal Utterson não é um Dr. Watson, que também perdia sua função original de narrador nas adaptações de Sherlock Holmes, mas era famoso demais pra ser simplesmente jogado fora (se é que virar alívio cômico pode ser visto como um destino melhor).

No fim das contas, só há um filme que tenta resgatar a importância do advogado (ao menos no cinema, na TV há alguns outros casos): a bizarra, mas notável, adaptação da Amicus Productions de 1971 que, apesar de mudar o título da história para I, Monster e o(s) nome(s) do(s) protagonista(s) para Dr. Marlowe e Mr. Black (decisão que Christopher Lee sempre afirmava estar "além da sua compreensão"), realmente parece tentar se manter o mais fiel possível ao enredo de Stevenson, começando por trazer Utterson de volta ao centro do palco. E quem mais poderia encarnar um personagem descrito como "de fisionomia austera, jamais iluminada por um sorriso, (...) mas, ainda assim, amável", senão Peter Cushing?



Nenhum comentário:

Postar um comentário