terça-feira, 13 de agosto de 2019

O Melhor Episódio de "Masters of Horror"...


Quem conhece a série cult Masters of Horror, exibida pelo canal Showtime entre 2005 e 2007, tem uma boa noção de que dela se poderia esperar praticamente tudo... exceto horror gótico vintage.

Criada pelo esforçado Mick Garris, a série (em formato antologia) foi concebida quase como um playground para que diretores emblemáticos dos anos 80 (como John Carpenter, Dario Argento e Joe Dante) criassem pequenos filmes com total liberdade criativa, sem nenhum tipo de restrição em relação a efeitos brutais, escatologia, crueldade, escracho e zoeira. Ou seja, uma grande ode à década mais vale tudo (e menos gótica) da história do cinema de horror. Os resultados foram irregulares, com episódios fenomenais lado a lado com bombas constrangedoras, o que não deixa de ser representativo da abordagem oitentista como um todo.😜

Mas eis que, em meio à toda a sangreira desatada dos 26 episódios das duas temporadas, Stuart Gordon nos surpreende com uma verdadeira jóia gótica, digna de figurar em qualquer listagem de clássicos televisivos do estilo. Mais do que uma adaptação de Edgar Allan Poe, The Black Cat, 11º episódio da 2ª temporada, é uma deliciosa homenagem ao maior de todos os autores da literatura gótica e uma ode ao gênero em si.

O roteiro costura fatos conhecidos da biografia de Poe com os plots de alguns dos seus maiores contos de forma simples e engenhosa, conduzida por Gordon com um senso de ironia e sutileza que pode surpreender quem só o conhece por seus clássicos do escracho lovecraftiano oitentista como Do Além e Re-Animator.

Não que falte o senso de humor mórbido ou mesmo o gore obrigatório típico do seriado, mas o sangue extraordinariamente vermelho vivo (tipo Hammer Films) contrastando com a belíssima fotografia em sépia, eleva o gore àquele sublime inalcançável por uma abordagem estética meramente "realista". É o "maior do que a vida", aquela grandiloquência gótica que reverbera nas águas profundas que a simples verossimilhança não atinge. O delírio febril da literatura do próprio Poe, vivido por um Jeffrey Combs em estado de graça.

Pode até haver controvérsia sobre ser ou não o melhor da série, mas sem dúvida é o que mora no meu coração sombrio.❤



Nenhum comentário:

Postar um comentário