quinta-feira, 26 de março de 2020

Os Três Tipos de Adaptações Sherloquianas...


Enquanto a gente fica em casa, que tal chamar o velho Sherlock Holmes pra nos fazer companhia? 

NÃO pra seguir o exemplo dele e ficar se entupindo de cocaína pra fugir do tédio! Cheirar e ficar em casa NUNCA é sábio, crianças.😁

Mas sim porque um bom murder mystery é uma ótima forma de se entreter e, simultaneamente, exercitar as celulazinhas cinzentas (sim, eu sei que essa é do Poirot😉). E, afinal, vocês sabiam que existem TRÊS TIPOS diferentes de adaptações de Sherlock Holmes pra cinema e TV?

Pois é, o PRIMEIRO TIPO, claro, são os filmes que adaptam diretamente os livros originais de Arthur Conan Doyle de forma mais ou menos fiel, como as várias versões de The Hound of the Baskervilles, com destaque para a de 1939 (estreia da série de 14 filmes com Basil Rathbone no papel) e de 1959 (produzida pela Hammer Films, com Peter Cushing). Mas a grande referência desse primeiro tipo é, sem dúvida, a série da Granada Television que, entre 1984 e 1994, adaptou de forma super fiel 41 das 60 histórias do cânone literário (iam ser todas, mas Jeremy Brett faleceu😔).

Já o SEGUNDO TIPO são adaptações que se apropriam das características gerais do universo sherloquiano, mas inventam histórias novas, sem relação com o cânone. É o caso dos filmes do Robert Downey Jr. e até de 13 daqueles tais 14 do Rathbone (que, assim como a série Sherlock do Benedict Cumberbatch, realocavam o detetive no presente, no caso a época da Segunda Guerra Mundial).

E, por fim, temos o TERCEIRO TIPO (meu favorito), filmes que não adaptam diretamente os contos, como o primeiro tipo, nem inventam histórias novas a torto e a direito, como o segundo tipo, mas sim tentam cuidadosamente preencher as lacunas ENTRE as histórias, continuando (com todo o respeito) de onde Doyle parou. São filmes como The Private Life of Sherlock Holmes, o notável The Seven-Per-Cent Solution e os geniais pólos opostos (em todos os sentidos) O Enigma da Pirâmide e Mr. Holmes.

Explorar tudo isso não dá um belo three pipe problem para uma quarentena?😊

Nenhum comentário:

Postar um comentário