sábado, 7 de agosto de 2021

Donald Pleasence, the Ghost-Finder...


Levando em conta a considerável popularidade que séries como Arquivo X, Fringe, Supernatural e tantas outras sempre tiveram aqui no Brasil é de se espantar que ainda hoje não temos praticamente NADA dos grandes clássicos do subgênero "Occult Detective" traduzido para o português.

Jules de Grandin, Flaxman Low, John Silence, Aylmer Vance, John Thunstone, Dr. Taverner, são só alguns exemplos de personagens bastante populares nas pulp fictions do início do século XX que só tiveram no máximo um conto de cada publicado em terras tupiniquins. E vários no mesmo livro: o indispensável Detetives do Sobrenatural, lançado pela Casa da Palavra em 2014.

Do mesmo modo, é nessa coletânea que iremos encontrar a única história disponível em bom português daquele que pode ser considerado não só como o mais famoso dos Detetives do Oculto, mas também a fonte de inspiração mais direta de todos esses caçadores de fantasmas modernos: o lendário Carnacki, the Ghost-Finder, de William Hope Hodgson.

É pouco, claro, bem pouco, ainda mais considerando que bastaria um volume para reunir todas as nove aventuras escritas por Hodgson, mas ao menos o conto que Braulio Tavares selecionou tem o destaque adicional de ter sido a única história de Carnacki a ganhar uma adaptação pro audiovisual.

The Horse of the Invisible (O Cavalo do Mundo Invisível) foi o quinto episódio da antologia britânica The Rivals of Sherlock Holmes, produzida pela Thames Television em 1971, tendo ninguém menos que Donald Pleasence no papel principal, algo que de cara já chama a atenção! Não é nem de longe uma escolha óbvia, mas me parece encaixar muito bem nessa figura indiscutivelmente destemida mas ao mesmo tempo vulnerável descrita por Hodgson, um sujeito metódico e ensimesmado que não tem receio de admitir seu próprio pavor ao narrar as situações macabras nas quais voluntariamente se envolve.

A dramatização em si é tão fiel que chega a esbarrar no ridículo em certos trechos meio complicados de traduzir em imagens, mas sempre defendidos com a mais absoluta dignidade pelo elenco cheio de rostos familiares da horror gótico britânico setentista. E, convenhamos, só de ver o tio Pleasence montando um pentagrama elétrico ao redor da Michele Dotrice já valeu o show.😉

ATUALIZAÇÃO: Enfim, O Cavalo do Mundo Invisível deixou de ser única história disponível em português!🥳 Mais detalhes aqui: Não há nada por aí como o Carnacki original 



Nenhum comentário:

Postar um comentário