sábado, 2 de julho de 2022

A Pior Novela Gótica já Escrita?

The Lair of the White Worm (1911) é um dos piores livros já escritos.

Não, não sou eu que estou dizendo, tem uma lista! The Worst Books Ever Written, que inclui títulos como Minha Luta, O Código Da Vinci e 50 Tons de Cinza, só pra ter uma noção.😳

Mas o consenso em torno dessa última novela gótica de Bram Stoker parece ser ainda mais amplo. Até o tio Lovecraft a espinafrou no célebre O Horror Sobrenatural na Literatura e me parece significativo que a sua única adaptação cinematográfica, feita pelo Ken Russell em 1988, tenha se tornado um legítimo clássico do deboche oitentista (recomendo, aliás!😉).

Agora, se você me perguntar se eu concordo com essas avaliações, a resposta mais sincera teria de ser... não sei. A verdade é que nunca consegui terminar!😅 A primeira vez que tentei foi naquela velha edição da Editora Global com o título de O Monstro Branco, mas enrosquei no texto truncado e muitas vezes incompreensível que depois descobri ser a tradução de uma tradução em francês.

Por outro lado, a introdução era interessante, relacionando a fragmentação narrativa, as contradições e esquisitices em geral a uma suposta tentativa de uma escrita esotérica para "iniciados" em busca da Golden Down (a famigerada sociedade mágica da qual Stoker fez parte, ao lado de notáveis da literatura britânica, como Arthur Machen, Algernon Blackwood, Sax Rohmer e W.B. Yeats.

Será que haveria mais nessa singela folk horror do que se podia notar a olho nu?🤔

Na dúvida, fiz uma segunda tentativa, dessa vez numa nova edição com o título O Covil do Verme Branco, mas não passei nem da metade. Pra variar, por causa do texto outra vez. Aparentemente, a Editora Labareda não vê lá muita necessidade de investir em bons revisores.

Mas apesar dos percalços, o fato é que o livro ficou na minha cabeça, me provocando, como muita coisa que hoje eu amo, mas que no começo me causava estranhamento. Portanto, lá vou eu tentar mais uma vez, agora com A Toca do Verme Branco da Nova Fronteira, que apesar de repetir o erro de publicar apenas a versão de 28 capítulos ao invés da integral de 40, ao menos sabe a diferença que faz uma boa tradução e revisão.

Me desejam sorte? Quando (e se) eu (enfim) conseguir terminar, prometo que volto aqui e atualizo a postagem.😜

P.S. Quem estiver prestando atenção vai se ligar que, na real, a primeira vez que eu publiquei esse post foi lá no meu instagram, em março de 2022. Pois é... ainda não terminei...😁



Nenhum comentário:

Postar um comentário