quinta-feira, 10 de janeiro de 2019

David Norliss e os Demônios da Noite...


Provavelmente ninguém aqui conhece The Norliss Tapes. Eu mesmo nunca tinha ouvido falar até que surgiu uma legenda no OpenSubtitles e resolvi conferir porque não resisto a esses telefilmes setentistas de horror.

Segundo o Wikipedia e o IMDb trata-se de um dos trocentos pilotos de seriado do período que não deram em nada, acabando por ser exibido como um filme stand alone, embora deixe um gancho explícito para uma continuação que nunca seria feita. Como obra é morno mas não desinteressante, tem aquela pegada charmosa de detetive do oculto pé no chão, cheio de referências a ocultismo "real", algo bem em moda no período.

Mas o que me deixou curioso foram os bastidores. The Norliss Tapes foi produzido e dirigido por Dan Curtis, figura emblemática do horror americano televisivo, responsável por nada menos que a soup opera macabra Dark Shadows (1969) e os telefilmes The Night Stalker (1972) e The Night Strangler (1973) que deram origem ao cultuado "repórter do sobrenatural" Carl Kolchak.

E é aí que fica interessante: The Norliss Tapes foi lançado em 1973, mesmo ano do segundo filme de Kolchak. Até hoje é motivo de especulação por que Curtis ficou de fora quando a ABC decidiu abortar os planos para um terceiro filme em prol da produção do (não tão bem sucedido) seriado Kolchak - The Night Stalker de 1974. A escassez de informações oficiais (lembro que nem mesmo Stephen King conseguiu uma resposta satisfatória em sua pesquisa para o livro Dança Macabra,) tem forte cheiro de treta feia nos bastidores. Teria Curtis pulado fora ou sido afastado pela ABC por conta das famosas "divergências criativas"? Seria The Norliss Tapes sua tentativa (a toque de caixa) de criar na NBC uma série concorrente com a mesma temática, por despeito ou mesmo para reaproveitar ideias originalmente pensadas para o velho Kolchak?

O fato é que a história do investigador do oculto David Norliss, vivido pelo astro de Os Invasores, Roy Thinnes, é MUITO parecida com as duas aventuras originais de Kolchak. Mesmo estilo, mesma pegada, mesma abordagem e poderia, quem sabe, ter se tornado uma série até superior à divertida mas não particularmente brilhante Kolchak e os Demônios da Noite, mas, enfim, nunca vamos saber, né?🤔



Nenhum comentário:

Postar um comentário